Conheça Ana Caroline, joia da equipe de atletismo da APCEF/MG que ganhou o mundo

Por Douglas Alexandre
Arquivo, Sociocultural, Transformando o Futuro
17 de julho de 2020

Vivendo em isolamento social desde março, a maior lembrança de um passado não tão distante foi ali mesmo, nos Estados Unidos. Ana Caroline Miguel da Silva se recorda de um feriado tradicional no país: o “Thanksgiving”, ou “Dia de Ação de Graças” como é mais conhecido. A data é comemorada desde 1620 na quarta quinta feira do mês de novembro, em gratidão às coisas boas ocorridas durante todo o ano. As famílias americanas se reúnem e fazem um verdadeiro banquete, muito parecido com o nosso natal. E foi ao passar este dia tão alegre na casa de um amigo, que Ana sentiu-se próxima da mãe no Brasil.

A jovem atleta de 21 anos, que fez parte da equipe de atletismo APCEF-CTE/UFMG, se mudou para o país norte americano em 2019 após ganhar uma bolsa de estudos no Barton Community College, depois de se destacar no mundial de atletismo da Finlândia em 2018. Ela cursa “Estudo Liberais” e pretende se formar em Educação Física, mas com a rotina de treinos suspensas por conta do novo coronavírus deu uma pausa neste objetivo. Atualmente, os Estados Unidos registra o maior número de casos no mundo: mais de 3 milhões de infectados e cerca de 135 mil mortes. Por enquanto, ela recebe a planilha de execícios do seu treinador e pratica as atividades físicas em casa. A previsão é de que nos próximos dias seja realizados novos testes físicos e em agosto a rotina de treinos volte ao normal.

Longe da família, Ana mantem a concentração e o apoio dos colegas brasileiros com quem mora para superar a saudade de casa. Em pouco tempo a atleta já se adaptou ao país e fala inglês fluentemente. Ela destaca o foco  para seguir seu objetivo profissional. “Ainda estou me acostumando com a comida local, prefiro a de minha mãe”, brinca. A jovem demonstra alegria e realização pelo caminho trilhado até aqui. “Foi uma grande alegria quando o treinador entrou em contato comigo após o mundial fazendo o convite para os estudos”, contou. Ana começou sua trajetória na equipe de atletismo APCEF-CTE/UFMG em 2014, quando o projeto Transformando o Futuro dava seus primeiros passos. Lá, recebeu todo apoio e a estrutura necessária para realização dos treinamentos e desenvolvimento técnico. Foram cinco anos de caminhada que gerou muito aprendizado e frutos em formas de medalhas.

Roberta Braz, assessora esportiva da APCEF/MG e ex-treinadora de Ana, relata o quanto a aluna se destacou. “Ana é uma atleta muito talentosa, dedicada e com grandes sonhos no esporte. Ela já é uma campeã e conquistou vários campeonatos estaduais, nacionais e internacionais”, ressalta.

Para o presidente da APCEF/MG, Paulo Roberto Damasceno, a atleta deixa um legado importante para os demais jovens.”Ela é grande! Trilhou seu caminho demonstrando que o esporte é um agente transformador e reforça o compromisso social da APCEF/MG”, destacou.

? Suas principais conquistas foram:

  • Campeã sub-18 no heptatlo
  • Campeã estadual no pentatlo
  • Campeã brasileira Sub-23 no atletismo
  • Bicampeã nacional no arremesso de peso
  • Medalha de prata no Campeonato Sul-Americano de atletismo Sub-20

?? Ana ainda representou o Brasil e a APCEF/MG no jogos pan-americanos universitários, sul-americano sub-23 e mundial sub-20. E os números parciais de 2020 são promissores: ela fez a segunda melhor marca da história do colégio americano nos pesos, e tem a segunda melhor marca no ranking nacional do país em 2020. Com saudades de todos da Associação e do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG (CTE), Ana enviou uma mensagem especial. “Sempre acreditar que com o esporte é possível alcançar o mundo. Se você tem um sonho e uma meta não pare até realizá-la. Um beijo e um abraço para toda a equipe da APCEF/MG”, finaliza.

Transformando o Futuro

➡️ Criada em 2014, a equipe APCEF-CTE/UFMG é fruto da parceria entre a APCEF/MG e a UFMG, estendendo sua atuação também para o Taekwondo. As ações fazem parte do Projeto Transformando o Futuro, que deu os seus primeiros passos no ano de 2014 e busca fomentar, com um viés social, o desenvolvimento de modalidades esportivas como Atletismo e Taekwondo, através da realização de meetings, peneiradas e torneios. De lá para cá, as equipes participaram de várias competições de âmbito estadual, nacional e internacional, conquistando resultados expressivos.

Devido ao período de isolamento social, o CTE-APCEF está fechado por tempo indeterminado, e os jovens estão recebendo semanalmente os treinamentos para fazer em casa.

➡️ Saiba mais sobre o projeto aqui.

 

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]