21.3 C
Belo Horizonte
sábado, 18 de agosto de 2018

Criado em agosto de 2008, o Projeto Social O Lance é Transformar tem como objetivo atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer realizadas semanalmente na Sede Social BH da APCEF/MG. Atualmente, mais de 200 alunos das Escolas Municipais Dom Orione e Carmelita Carvalho Garcia são atendidos.

Mais do que disponibilizar um espaço físico para a realização das atividades, o Projeto vem se firmando como importante ator na região, contribuindo para a criação de ações e políticas sociais direcionadas para o público que atende. Isso porque a iniciativa também busca, para além do contato direto com os alunos, uma articulação e um trabalho integrado, visando contribuir com as diversas causas sociais da comunidade em que está inserido. Desde 2013, a equipe do projeto participa da Comissão de Coordenação Local do Novo Ouro Preto (CCL), um espaço de articulação intersetorial que visa a troca de saberes e experiências entre os diversos atores do território. O principal objetivo da CCL é construir, de forma conjunta, estratégias e ações que atendam às demandas específicas de determinado território.

Atualmente, fazem parte ativamente da CCL Novo Ouro Preto os seguintes órgãos e instituições: CRAS Novo Ouro Preto, Centro de Saúde Ouro Preto, Centro de Saúde Dom Orione, Centro de Saúde Itamaraty, Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, Escola Municipal Dom Orione, Escola Municipal Francisca Alves, UMEI Ouro Preto, Guarda Municipal de Belo Horizonte, OSCIP Purbasiun Vitae, Núcleo de Apoio à Família da Regional Pampulha/NASF, Programa Esporte Esperança, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Espaço Cultural Luchini e a APCEF/MG.

A Sede Social BH também é palco das atividades do Festival das Escolas Integradas da Pampulha (FEIP), que reúne milhares de alunos de 14 escolas municipais da região da Pampulha para a realização de competições esportivas e atividades de recreação. Organizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o evento vai para a sua 8ª edição em 2017.

A equipe do Projeto também marca presença em importantes eventos da comunidade, como a  Pré-Conferência da Criança e do Adolescente da Regional Pampulha, realizada na Escola Municipal Dom Orione, e a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A coordenadora do Projeto, Simone Catalan, foi eleita umas das delegadas que compõem os grupos discussão do evento, visando definir as ações prioritárias em prol da criança e do adolescente na capital mineira.

“Estamos realizando diversas iniciativas que contribuem com as questões sociais da região. Umas delas é o planejamento de ações junto às famílias dos alunos. Já tínhamos a Festa da Família como uma ação pontual, que ocorre todo final de ano na Sede Social BH, e estamos trabalhando para que o contato com as famílias e ex-alunos ocorra de forma continuada”, afirma Simone.

A coordenadora diz que a participação na Comissão Local contribui para a construção de uma autonomia em relação às questões políticas e sociais que envolvem a comunidade, e ressalta a importância da equipe e dos parceiros. “Temos muito o que avançar, e vários passos estão sendo dados para que isso ocorra. E nada disso seria possível sem o empenho demonstrado pela equipe da APCEF/MG, monitores, parceiros e Prefeitura”, reforça.

Associado, venha conhecer essa iniciativa de perto! O escritório fica na Sede Social BH, ao lado das Churrasqueiras. Será um prazer recebê-lo! Você também pode acompanhar o dia-a-dia das ações nas mídias sociais do Projeto: Facebook / Flickr

Fotos

Últimas Notícias