Dia mundial do braile reforça a importância do sistema de leitura e escrita

Por APCEF/MG
Arquivo, Institucional
4 de janeiro de 2021

O mês de janeiro chega e com ele a reflexão sobre a importância do braile na vida das pessoas com deficiência visual. Neste dia quatro celebramos o dia mundial do braile, sistema de leitura e escrita que permite que milhares de pessoas com deficiência visual tenha acesso a leitura.

A data escolhida foi o dia do aniversário de Louis Braille que nasceu em 1809. Inventor do sistema de escrita, Louis não nasceu cego, sua deficiência veio na infância a partir de uma lesão que sofreu no olho enquanto brincava, a lesão gerou uma infecção que ocasionou na perda da visão do inventor. Movido pelo desejo de um sistema de escrita acessível as pessoas com deficiência visual, Louis começou a procurar soluções, até que em 1824, aos seus 15 anos de idade ele concluiu a base do seu sistema de escrita que mais tarde seria conhecida como braile, em sua homenagem.

O sistema braile é composto por códigos de escrita em relevo, sendo possível a leitura pelo tato, começando da esquerda para a direita. Método mais usado no mundo para pessoas com deficiência visual o conjunto possibilita a formação de 63 símbolos e, além de letras e números ele ainda oferece símbolos musicais, matemáticos e científicos.

O braile tem um papel de suma importância na vida das pessoas com deficiência visual e nos últimos anos cada vez mais pessoas e empresas têm se conscientizado com essa causa, mas ainda não é o ideal. Muitas olham para as pessoas portadoras de deficiência com preconceito e só as contratam por se verem obrigadas por lei, isso quando não resolvem simplesmente descumprir. É o caso da Caixa: pela lei de cotas, empresas do porte da estatal são obrigadas a ter entre seus funcionários 5% de pessoas com deficiência, mas na prática não funciona bem assim, pois atualmente o número é menor que 2%. É preciso que a sociedade crie a consciência de que com a devida estrutura, pessoas com deficiência visual dispõem da mesma capacidade de executar tarefas que as pessoas que enxergam.

Que neste 04 de janeiro de 2021 façamos uma reflexão sobre como seria nossas vidas se não pudéssemos ler, assim entenderemos um pouco a situação de milhares de pessoas em todo o mundo que são deficientes visuais e se deparam com falta de acessibilidade por todos os lados.

Departamento de Comunicação APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]