Ações solidárias marcam fim de ano nas Apcefs do Brasil

Por APCEF/MG
Sociocultural
22 de dezembro de 2020

Em um ano adverso, doações e trabalhos voluntários são símbolos de esperança 

Que 2020 foi um ano muito difícil, isso todo mundo sabe. E para melhorar ou aliviar essa tensão causada pela pandemia do novo coronavírus, as Apcefs espalhadas por todo Brasil realizam ações solidárias para este fim de ano. Estados como Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, a capital Distrito Federal, além de muitos outros incentivam campanhas de solidariedade, para tornar o ano e vida de muitas pessoas mais leve. 

O presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, ressalta a importância dessas campanhas para a população nacional. “2020 foi um ano difícil, cheio de incertezas e desafios. Com a crise econômica, muitas instituições deixaram de receber auxílios ou as doações ficaram prejudicadas. Mas a solidariedade está no DNA do empregado Caixa e das nossas Apcefs. Respeitando a realidade e o enfrentamento à pandemia de cada estado, as Associações têm realizado ações planejadas para ajudar a população mais vulnerável. Procure sua Apcef e faça parte dessa rede solidária”, incentiva Takemoto. 

Apcefs pelo Brasil 

O principal tema das campanhas entre as Apcefs é sobre um Natal sem fome.   

A APCEF/BA e a ONG Moradia e Cidadania/BA vão promover o Natal Solidário da Bahia com o objetivo é coletar recursos e distribuir para instituições sociais que amparam crianças, idosos e pessoas com deficiência que estão em situação de vulnerabilidade. Saiba como fazer a sua doação em https://bit.ly/3rh7rET. 

Em Santa Catarina, a campanha “Sim! Vai ter Natal”, da APCEF/SC com a ONG Moradia e Cidadania estão incentivando os empregados e associados a reunir suas unidades para arrecadar brinquedos, alimentos e outras doações para a população carente de comunidades locais. Saiba como ajudar em  https://bit.ly/3nFPZrw. 

A Moradia e Cidadania foi criada em setembro de 2000 por iniciativa de um grupo de empregados e aposentados da Caixa. Desde então promove a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social com ênfase na educação, geração de trabalho e renda e ações de combate à fome e à miséria. A Organização conta com a parceria da Fenae para ajudar os projetos sociais. 

A APCEF/PI, no Piauí, também realiza campanha para doação de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene e fraldas, que serão destinadas às comunidades carentes do estado e podem ser feitas até o dia 31 de dezembro. Os principais pontos de coleta são nas unidades da APCEF/PI e nas agências da Caixahttps://bit.ly/3ph0RfV. 

Já na capital brasileira, Distrito Federal, a APCEF/DF reuniu seus parceiros para arrecadar cestas básicas que serão distribuídas a instituições a serem escolhidas pela sede. 

Trabalhos voluntários dos associados da APCEF/MG 

Os associados, empregados e aposentados Caixa, da sede principal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, realizam trabalhos sociais ao longo do ano e que precisam de ajuda e voluntários também nessa época do ano.  

Maria Angélica Lugon, por exemplo, ajuda pessoas em situação de rua na capital mineira. O Inaper (Instituto de Apoio e Orientação a Pessoas em Situação de Rua) existe há cinco anos e necessita aumentar o número de voluntários por causa da alta demanda da instituição. Para se tornar um(a) voluntário(a) ou contribuir com o projeto, preencha o formulário aqui ou entre em contato através do número (31) 99236-1336. 

Já Luiz Carlos Vargas fundou a Casa de Apoio à Criança Carente há mais de 25 anos e atende centenas de crianças e adolescentes com o objetivo de erradicar a pobreza e promover a justiça social. Os locais contam com uma estrutura bem elaborada para receber os jovens, como oficinais culturais, aulas de ballet, basquete, futsal, jazz, taekwondo e de panificação. Para saber mais sobre o trabalho do Luiz, acesse o site www.casadeapoio.org.br. 

Essas e outras instituições que precisam de ajuda estão na nossa matéria especial sobre ‘O Dia Internacional do Voluntário’. Acesse e ajude a quem precisa!

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]