21 de dezembro: Dia do Atleta – saúde e bem estar mesmo em tempos difíceis

Por APCEF/MG
Sociocultural
21 de dezembro de 2020

Mesmo em meio à pandemia, a APCEF/MG enfatiza a importância de se exercitar em casa

Está errado quem pensa que atletas são apenas os considerados profissionais, ou seja, aqueles que ganham qualquer tipo de remuneração pelas atividades que exercem com contrato formal de trabalho firmado com alguma entidade desportiva e que disputam competições, como os Jogos Olímpicos. Os que praticam exercícios físicos como hobby e tentam manter uma boa qualidade de vida também podem, e devem, ser considerados atletas. 

A primeira vez que se comemorou o dia do atleta foi em 1961, quando, no dia 8 de agosto daquele ano, o então presidente do Brasil Jânio Quadros assinou um decreto estabelecendo que todo dia 21 de dezembro, a partir daquele ano, seria comemorado o dia do atleta. Jânio justificou a nova data comemorativa como forma de honrar os esportistas pelo empenho e dedicação de representar nosso país e elevar a nossa bandeira ao mundo. 

A APCEF/MG ressalta o quão importante é para todos a prática de atividades físicas ao longo dos anos. De acordo com especialistas, os exercícios, além da perda de peso, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, diminuir o risco de doenças cardíacas e a fortalecer os ossos. Tomar bastante água durante a prática e ao longo do dia também é muito importante. Nas sedes dos clubes das Apcefs, a execução das atividades físicas pode ser realizada nas piscinas, nas quadras de tênis, peteca, vôlei e futevôlei 

Jogos Fenae 

Além da Apcef, a Fenae, parceira das associaçõestambém exalta a importância das práticas esportivas e por isso, desde 2006, realiza os Jogos FenaeA competição reúne dezenas de atletas estaduais, empregados da Caixa, que disputam medalhas em diversas modalidades. O evento promove integração, cultura e confraternização entre os envolvidos, além de motivar e revelar atletas de todo o Brasil.  

“Os Jogos da Fenae cresceram muito. Na última edição tivemos mais de dois mil atletas. Com esse novo formato todos os atletas serão contemplados e vamos fazer mais uma edição dos jogos com ampla participação dos colegas e muita integração entre os associados das Apcefs”, explica Carlos Alberto Oliveira, o Caco, diretor de esportes da Fenae.

Devido à pandemia do coronavírus, a edição de 2020 do evento não foi realizada. O diretor, em nome da instituição, mandou uma mensagem homenageando os atletas. “Em nome da diretoria da Fenae e das Apcefs, que são parcerias do grande projeto de levar o esporte em várias modalidades ao empregado Caixa, desejo a todos um feliz Dia do Atleta, em especial nesse momento em que nossa interação está comprometida, para nossa segurança. Que em 2021, com a chegada da vacina, tenhamos a possibilidade de nos reencontrar fisicamente, que possamos nos abraçar novamente”, salientou Carlos Alberto. 

Pandemia da Covid-19 

Mesmo com algumas restrições, as entidades enfatizam e estimulam a prática esportiva dentro de casa. De acordo com Paula Benayon, especialista em medicina esportiva, “a manutenção do exercício físico no contexto atual da pandemia do coronavírus juntamente à restrição de mobilidade e isolamento social é fundamental. Glicocorticoides, hormônios esteroides como o cortisol, são elevados durante os períodos de isolamento e confinamento e podem inibir muitas funções críticas do nosso sistema imune. A capacidade das células Tcélula cujo principal objetivo é identificar e matar patógenos ou células infectadas, de se multiplicarem em resposta a agentes infecciosos é reduzida, assim como a capacidade de certos linfócitos efetores de reconhecer e agir contra células defeituosascancerosas ou infectadas por vírus por exemplo“.

Por isso é importante manter as atividades físicas, mesmo dentro de casa e mesmo tendo que fazer algumas adaptações para que não haja exposição ao vírus. Práticas de yoga, pular corda, exercícios aeróbicos e dança são alguns exemplos que podem ser realizados em casa e com segurança. 

Projetos da APCEF/MG

APCEF/MG parabeniza os atletas pelo seu dia, aqueles que são associados do clube Caixa, aos atletas da Equipe Permanente e os profissionais vinculados ao Projeto Transformando o Futuro: alunosex-alunos e professores de atletismo e taekwondo, além da ginasta Maria Clara.

As equipes permanentes são compostas por empregados Caixa, associados da APCEF/MG, que formam times de várias modalidades esportivas e tem os treinamentos supervisionados por profissionais da área, sem nenhum custo adicional. Além de visar a participação em competições estaduais e nacionais, a iniciativa objetiva contribuir para a melhora da qualidade de vida dos associados. As modalidades das equipes permanentes são atletismo, futsal feminino e masculino, natação, tênis e vôlei feminino e masculino. Devido à pandemia da Covid-19, os treinos das equipes foram suspensos. Em breve as atividades retornam ao normal.

Já o Projeto Transformando o Futuro é uma parceria com o CTE/UFMG que existe desde 2015 e inclui jovens promessas do atletismo e do taekwondo, fomentando, com um viés social, o desenvolvimento e a realização de meetings e torneios. Além disso, atualmente o projeto apoia a ginasta Maria Clara.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]