Concorrentes mineiros se preparam para acompanhar a final do Talentos 2020 neste sábado

Por APCEF/MG
Benefícios, Sociocultural
2 de dezembro de 2020

O evento final vai acontecer em plataformas virtuais devido à pandemia da Covid-19

O momento está chegando! No próximo, sábado (05/12) serão conhecidos os ganhadores do concurso Talentos Fenae/Apcef 2020. Esta edição teve início no dia 13 de abril, quando as inscrições foram abertas. Ao longo do ano, votações e seleções foram acontecendo até chegar o período da grande final.

Devido à pandemia do novo coronavírus, que se espalhou pelo Brasil em meados de março de 2020, a competição sofreu algumas adaptações, seguindo todos os protocolos de saúde por parte dos participantes do concurso e sendo realizada integralmente de maneira virtual, inclusive a final, que será apresentada em uma live no Youtube e no Facebook da Fenae neste sábado (05/12), a partir das 19h.

Os vencedores são escolhidos através da média dos votos populares com as decisões de um júri técnico. A final do Talentos 2020 contará com a presença virtual do primeiro colocado de cada uma das modalidades divididas por estados. Ao todo são oito modalidades destrinchadas em quatro principais categorias: Música (Composição e Interpretação), Foto e Filme, Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil) e Literatura (Conto/Crônica e Poesia).

Além disso, o evento contará com Gregório Duvivier como apresentador e apresentações do cantor e compositor Diogo Nogueira, da atriz Clarice Niskier e de Mário Adnet e sua banda, além de depoimentos dos diretores das Apcefs e da Fenae.

Participantes mineiros

Dentre as quatro categorias em disputa, sete associados representam a APCEF/MG na final, cada um em uma modalidade diferente. Sarah Ponzo Lugon, de Belo Horizonte, concorre na modalidade Música, categoria interpretação, depois de apresentar sua performance com a canção ‘Never Enough’, de Loren Allred, do filme O Rei do Show. A cantora e bancária da Caixa Econômica Federal desde 2010 está muito feliz por ter chegado em mais uma final e diz se sentir honrada com a indicação.

“Desde que ouvi essa música pela primeira vez ao ver o filme O Rei do Show no cinema, fiquei muito impactada! De primeira ela me invadiu, arrepiando minha alma com sua potência e sensibilidade. Desde aquele dia sempre quis cantar essa música e emocionar as pessoas do jeito que eu me emocionei. Vejo que os participantes estão cada vez mais fortes e de verdade que é uma honra para mim representar Minas Gerais em uma competição nacional! É uma pena que esse ano estejamos todos separados. O que eu mais gosto no Talentos é a troca entre os participantes, a energia e a experiência de subir no palco com uma equipe técnica incrível para fazer o que eu amo, que é cantar. Infelizmente esse ano a experiência foi limitada, mas sabemos todos da importância desta reclusão, para que, em um futuro próximo, possamos estar juntos e em segurança novamente! De minha parte, boa sorte aos participantes, e obrigada à Fenae pela oportunidade incrível de investir no nosso talento”, constatou Sarah.

Edmilson Ferreira de Oliveira, também da capital mineira, é outro finalista que representa Minas Gerais no concurso. Amante da música e da fotografia, Edmilson concorre nas categorias Filme, com o trabalho Be Happy – A Cappella e na modalidade Artes Visuais, categoria Desenho e Pintura, com a obra Pedido de Socorro. O artista fez a imagem a mão, utilizando lápis do tipo HB e 6B, e se inspirou nas maldades do dia a dia do ser humano. “O egoísmo e a falta de empatia da maioria dos indivíduos deixam os que buscam viver em harmonia acuados e indefesos. Para piorar, cada vez mais atrocidades são praticadas sem pudor por aqueles que não temem a justiça. A obra retrata a inocência desse povo através do olhar de uma criança que quer fugir deste mundo e busca consolo no colo da mãe”, explica.

Edmilson também está chegando à sua segunda final, anteriormente nas categorias Contos e Crônicas (Literatura) e Filme (Foto & Filme). O artista lamenta que o momento de pandemia da Covid-19 tenha limitado o processo do concurso, mas ainda assim a expectativa é grande. “É a minha primeira participação na categoria Desenho e tive essa imensa e gratificante surpresa de ser selecionado entre as belíssimas obras que concorreram pelo nosso estado. Com a vontade cada vez maior de me aprofundar nas artes, no início de 2020 entrei em um curso de desenho, onde pude aprender algumas técnicas de desenho de formas, sombras. Infelizmente o curso foi interrompido por causa da pandemia. Mesmo assim consegui produzir a obra Pedido de Socorro, e fiquei muito feliz com o resultado. Tinha um grande desejo de receber algum prêmio com a obra, mas jamais pude imaginar que ela seria o primeiro lugar. Fiquei muito emocionado ao ver meu nome na premiação. Quanto à final nacional, estou bastante ansioso. Sei que as obras selecionadas têm uma qualidade técnica e artística excepcional e que não será fácil trazer um troféu. De qualquer modo, estou na torcida. Tudo pode acontecer, e espero conseguir mais esse reconhecimento!”, declara o artista.

Também na modalidade Artes Visuais, categoria Desenho Infantil, a criança Thaís Damasceno Muzzi, de 11 anos, é finalista com o desenho Mundo Estranho. O pai da menina e empregado Caixa, Radeck Melo Muzzi, disse que Thaís é uma garota muito inteligente, sensível e bastante estudiosa e conta qual a sua inspiração para o desenho. “Thaís adora ver filmes, ir ao cinema, desenhar e está sempre ouvindo música e cantando. Ela resolveu desenhar uma personagem de uma série americana que segue. Relatou que o desenho mostra o sentimento da garota que não quer ver e sofre com as coisas ruins que acontecem no mundo”, contou.

Os outros candidatos mineiros são Guilherme Hermeto Costa concorre na categoria Foto com a obra Império do Sol Poente, Luiz Coelho dos Santos na modalidade Literatura com Contos e Crônicas Numa roça de Minas, Rouse Liliane Boaventura na Poesia com Pôr em xeque e Rodrigo do Prado, na modalidade Música, concorre na categoria Composição com a letra Mitologia.

O diretor sociocultural da APCEF/MG, Nerival Gomes (Nery), diz que o evento, mesmo acontecendo de forma virtual, vai proporcionar um momento de lazer e descontração em dias tão difíceis no qual o mundo vive. “A decisão de fazer acontecer o Talentos 2020, mesmo em formato virtual, foi de suma importância para o empregado Caixa. Durante a pandemia, atendendo às necessidades da população brasileira, foi de grande valia para os que precisavam esquecer um pouco das tensões geradas durante os atendimentos. Minas estará muito bem representada na final do Talentos e esperamos que 2021 possamos estar ao vivo na final”, ressalta.

Sobre o evento

O Talentos é um concurso cultural e de âmbito nacional realizado pela Fenae e pelas Apcefs de todo o Brasil. O evento foi criado para incentivar a produção de cultura dentro do universo dos empregados da Caixa que tem cadastro no Mundo Caixa, mas apenas os associados das Apcefs concorrem à premiação. O Talentos tem quatro principais categorias: Foto e Filme, Artes Visuais, Literatura e Música.

O concurso existe há 13 anos e quando começou recebia o nome de Circuito Cultural e funcionava de maneira distinta do que é hoje. Em 2016,  passou por uma grande reestruturação, com uma mecânica mais simples e com menos categorias, e recebeu o nome que carrega atualmente. A categoria Música, por exemplo, foi ingressada junto ao Talentos após várias edições do evento Música Fenae, realizado desde 1986, quando originalmente se chamava Festival da Canção dos Empregados da Caixa.

Departamento de Comunicação da APCEF/MG

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]