Sócio contribuinte tem mais duas opções de curso: Jornalismo e Direitos e Previdência Complementar

Por APCEF/MG
Arquivo, Benefícios
28 de julho de 2020

Inscrições podem ser feitas no site do Instituto Fenae

Jornalismo e Direitos e Previdência Complementar são dois novos cursos voltados para o usuário contribuinte ーaquele associado à Apcef que não é empregado Caixa. Liberdade de expressão, direito à informação e garantias constitucionais e as diferenças entre previdência aberta e fechada são alguns dos temas que serão abordados durante essas capacitações, disponíveis para dependentes com conteúdos no site do Instituto Fenae.

Em Jornalismo e Direitos o participante terá acesso a um ambiente inter e transdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas. O curso pretende oferecer uma visão atualizada sobre temas que envolvem as fronteiras entre as duas áreas do saber: a liberdade de expressão, o direito à informação e a ponderação entre as garantias constitucionais, além de propiciar uma visão mais aprofundada do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Acesse o curso aqui.

Neste cenário é de fundamental importância o conhecimento para observar, analisar, compreender e informar sobre o ambiente social, político e, principalmente, jurídico. O fato de haver escassez de um curso que engloba estas duas áreas, especialmente em Brasília e Entorno, já constitui uma oportunidade para os interessados.

O curso será ministrado por dois especialistas. Sérgio Galdino e Karina Zucoloto. As nove aulas abordarão os temas Introdução, Termos Jurídicos em Latim, Tipos de Linguagem, Linguagem Jurídica e Linguagem Jornalística, Decisões Judiciais e a imprensa, Análise da Cobertura Jornalística do Judiciário, Direitos Autorais, Práticas Ilícitas e Noções Elementares do Direito Constitucional.

Sérgio Galdino é mestre em Comunicação Social pela Universidade São Marcos (SP) e graduado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (MG). Atualmente é Diretor de Jornalismo da TV Justiça no Supremo Tribunal Federal, professor do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e avaliador de cursos superiores do INEP/MEC. Ele lecionou na Universidade Católica de Brasília, Unieuro, PUC Minas, FUMEC/MG, UNI-BH. Atuou ainda como Chefe de Reportagem/Editor na TV Band/Brasília; editor na Rede Globo Minas, SBT/TV Alterosa Minas; Editor-chefe e repórter na Rede Minas de Televisão; repórter na Rádio CBN/Minas, Rádio Inconfidência, Jornal de Minas e Diário de Minas.

Karina Zucoloto é graduada em Direito pela Universidade Mackenzie-SP (1998). Foi monitora do ministro aposentado do STF Cézar Pelluso junto à PUC/SP na disciplina Direito Processual Civil (2000). É mestre em Direito Internacional Econômico pela Universidade Católica de Brasília (2010). Atua na advocacia consultiva/contenciosa junto aos Tribunais Superiores e STF e também como consultora jurídica da TV Justiça, a TV do Poder Judiciário, com participação em programas ao vivo e gravados. Docente universitária da Universidade Católica de Brasília desde 2003 e também do Centro Universitário Estácio de Sá – Polo DDF desde janeiro de 2014. É Professora de Cursos Preparatórios para concursos e OAB além de realizar palestras em temas constitucionais.

Previdência Complementar

Já o curso Previdência Complementar aborda a previdência privada oferecida por entidades fechadas para complementar a previdência pública. A previdência privada é fundamental para qualquer cidadão, pois permite a garantia de uma renda após a aposentadoria. O tema apresenta a função, as diferenças entre previdência aberta e fechada, a base normativa, atuarial e cadastral. Complementa com a apresentação das vantagens de se investir na previdência fechada e explica termos como convênio de adesão, estatuto e regulamento. Acesse o curso aqui.

O professor Valmir Gôngora é economista, pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Economia, na área de gestão previdenciária pela Universidade de Brasília. Foi bancário da Caixa entre 1978 a 2011, ano em que ingressou no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), local em que trabalha atualmente.

No curso, as nove aulas abordarão Introdução a previdência privada; Custo e Custeio; Custo atuarial; Regime de Capitalização; Modalidades de Plano; Equilíbrio Financeiro e Atuarial; Regulação e supervisão; Entidades Fechadas de Previdência complementar; e Fundos de Investimento e Instrumentos jurídicos.

➡️ Inscrição

A inscrição está disponível para todos os contribuintes que já se cadastraram e receberam a senha para acessar o Instituto Fenae. Caso você ainda não tenha realizado o cadastro, procure a Apcef para avançar nesta etapa. Mais de 12 mil usuários contribuintes associados às Apcefs já se cadastraram e estão aptos a usufruir dos mais de 30 cursos liberados até agora. Não perca tempo! Participe!

Fonte: www.fenae.org.br

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]