Dicas de profissionais nas categorias Foto e Vídeo marcam debate virtual do Talentos 2020

Por APCEF/MG
Arquivo, Benefícios, Sociocultural
8 de junho de 2020

O bate-papo virtual sobre Talentos Fenae 2020, que aconteceu na noite de sexta-feira (5), foi inspirador para as categorias Fotografia e Filme. Os participantes deram dicas incríveis para que, mesmo diante do confinamento, seja possível criar ótimas imagens e produções.

Participaram da live o diretor sociocultural da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Nilson de Moura e o diretor de Comunicação e Imprensa, Moacir Carneiro. As convidadas foram a professora doutora de audiovisual, Carolina Assunção e Alves e a fotógrafa Tereza Sá.

O diretor Nilson de Moura falou sobre a importância do concurso Talentos Fenae/Apcefs, que já é tradição entre os bancários da Caixa.  Para ele, o Talentos é uma oportunidade para os empregados da Caixa mostrarem seus talentos artísticos, “que ficavam escondidos, guardados em gavetas”.

O desafio deste ano é realizar o evento durante a pandemia. Por isso, a etapa estadual do Talentos 2020 será online. Moura diz que os organizadores acompanham situação da crise para definir como será a etapa nacional. “De qualquer forma, não deixaremos de fazer as premiações, mesmo que seja de forma virtual”, afirmou. E convidou os empregados para participarem do concurso. “Quero convidá-los a participar do Talentos Fenae. Tem muita gente que tem coisas boas para mostrar, mas, talvez, tenha vergonha. Venha! Não é só uma disputa ou um prêmio. O que a gente faz é uma mostra cultural. Venha se expor. Fique à vontade!”

Para começar o assunto sobre vídeo, Carolina Alves separou algumas dicas sobre o que se deve levar em consideração na hora de produzir. Uma delas é – não pense que você não pode ser artista – “A gente precisa de formas sensíveis de demonstrar o que estamos sentindo. Esta é uma das definições de arte. Então qualquer pessoa pode se expressar artisticamente”, afirmou.

Ela explica que para um bom resultado não é preciso ter uma infraestrutura técnica com equipamentos caros. O mais importante é a mensagem, o conteúdo e o olhar de quem faz. “O equipamento é um meio. Se você tem o que dizer, se tem algo a mostrar ou compartilhar, pode fazer isso tendo uma boa estrutura e também com uma estrutura simples, com a câmera de smartphone e aplicativos simples”. Outra dica é pensar em qual mensagem você quer e pode compartilhar com as pessoas. “Estamos passando por um momento em que muito precisa ser dito”, acrescenta.

Alves destaca que o confinamento não é uma limitação. Como inspiração, ela citou obras fantásticas que se passam em um único ambiente, como a peça Huis clos (Entre quatro paredes), do filósofo Jean-Paul Sartre. Nela, os três personagens ficam confinados em um único cenário e precisam resolver seus problemas sem sair deste espaço. Uma das personagens diz a famosa frase “o inferno são os outros”. Alves também deu exemplo do filme O Iluminado, de Stanley Kubric; Cães de Aluguel, do diretor Quentin Tarantino; Festim Diabólico e Janelas Indiscretas, clássicos do cineasta Alfred Hitchcock.

Os participantes também conversaram sobre outro clássico marcante – O Encouraçado Potemkin, do russo Sergei Eisenstein, de 1925. Até hoje a cena do carrinho de bebê, descendo pela escadaria de Odessa, é fonte de inspiração para outras produções, que vão de Os Intocáveis, de Brian de Palma, até Os Simpsons.

Para o diretor Moacir Carneiro, vale a máxima do cineasta brasileiro, Glauber Rocha – “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Ele diz que manter o concurso Talentos Fenae, mesmo que à distância, é uma maneira de continuar incentivando a cultura e de oferecer uma “válvula de escape” para o empregado. “Não estamos alheios à situação da pandemia, das vítimas e dos empregados que estão se expondo para fazer o pagamento do benefício social”, pondera. “Queremos que eles possam ter algo para ocupar a mente, se manterem saudáveis e, quando tudo isso passar, a gente chegar nesse novo normal que se avizinha”, disse.

A fotógrafa Tereza Sá destaca que o momento que a gente vive é importante para repensar. “Tentar se manter distante daquilo que te deixa ansioso. E geralmente com a arte –fotografia, filme, música, a gente consegue fazer isso”, aconselhou. “Até na hora de fazer fotografia ou filme, de acordo com a ambientação que você quer criar, a música pode te ajudar”.

Sá explica que é possível fazer excelentes imagens sem utilizar muitos equipamentos, aproveitando apenas a luz natural. É possível utilizar recursos simples e até objetos caseiros para colocar em frente à câmera e dar vários efeitos nas fotos.

“Ficar em casa faz a gente olhar o que está em nossa volta de um jeito diferente. Tudo vai ser voltado para o seu olhar, para a forma como você enxerga”, disse. “Será que uma luz forte de meio-dia vai passar a mesma sensação de uma luz quentinha final da tarde? Qual é a luz que bate na sua casa que você mais gosta? ”, questiona.

A fotógrafa revelou outros recursos para fazer imagens muito bacanas Carolina Alves também ensinou como fazer um tripé com a mão para dar mais equilíbrio e estabilidade com o celular. Quer saber como? Precisa assistir! A live está disponível neste link: https://bit.ly/30lbhlt

Inscrições prorrogadas – com a prorrogação das inscrições, que agora vão até o dia 21 de junho, as demais datas do calendário do Talentos Fenae 2020 também mudaram. A etapa estadual, por conta do cenário da pandemia, será online e no período de 21 de junho a 10 de setembro. A etapa nacional ainda será definida. Até a tarde de sexta-feira (5), o Talentos 2020 recebeu a inscrição de 1.855 obras. Das categorias que foram tema da live, 868 foram para fotos e 97 para filmes.

Confira o calendário da etapa estadual:

Inscrições: 13/04 a 21/06

Etapa estadual: 21/06 a 10/09

Votação popular estadual: 26/06 a 24/07

Avaliação técnica estadual das categorias Foto &Filme, Artes Visuais e Literatura: 26/06 a 31/07

Envio de vídeos da categoria Música para avaliação técnica: 01/08 a 16/08.

Fonte: fenae.org.br

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]