Como manter o controle emocional durante a pandemia de coronavírus

Por APCEF/MG
Arquivo, Esporte, Sociocultural
25 de março de 2020

Nesses dias de confinamento por conta do coronavírus (COVID-19), muitas pessoas se sentem enfraquecidas e não sabem como lidar com essa situação totalmente atípica e que causa muita insegurança. Por isso a APCEF/MG, seguindo algumas orientações de especialistas, elaborou um tópico com as principais medidas para conseguir manter o controle emocional. Vamos a elas:

➡️ 1: Mantenha-se informado por fontes confiáveis e veículos com credibilidade. Evite boatos de WhatsApp e redes sociais. Separe dois horários específicos do seu dia para se atualizar sobre novas informações e evite absorção excessiva de notícias. Isso pode causar ansiedade e  aumentar o stress durante a quarentena;

➡️ 2: Pratique exercícios físicos simples (na sala de casa mesmo), e após, aproveite para colocar uma música suave e realizar cinco minutinhos de reflexão enquanto medita. O objetivo é manter o foco e trazer mais tranquilidade serenidade.

➡️ 3: Procure ajudar as pessoas que necessitam de auxílio. Muitos idosos e pessoas que ocupam o grupo de risco, não podem sair de casa para comprar medicamentos e alimentos. Estudos comprovados dizem que aqueles que ajudam o próximo, vivem melhor e liberam endorfina, o hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

➡️ 4: Se você estiver em isolamento pelo vírus, procure ler livros que lhe interesse, assistir a filmes e séries e ligar para aquela pessoa que você deseja há muito tempo. Estar próximo a família também é fundamental para passar por esse momento de insegurança. Mas se você estiver do lado oposto, tenha empatia com o momento do outro, evitando falar sempre sobre o COVID-19 e trazer coisas negativas. Seja cordial e pronuncie palavras de incentivo. Saiba mais como aproveitar seus dias de quarentena aqui.

➡️ 5: No caso de convívio com crianças, converse com elas expondo o que está acontecendo de maneira suave. Permita que ela também se manifeste e aprendam juntos a lidar com essa situação. Com diálogo, você passará confiança e se sentira fortalecido para superar em comunhão a pandemia do coronavírus.

Atendimento da APCEF/MG no período de fechamento do clube (surto de coronavírus):

? WhatsApp: Segunda a sexta, das 9h às 18h: (31) 3439-5000

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]