Atenção sócios acima de 60 anos: aberta a campanha nacional de vacinação contra a gripe influenza

Por APCEF/MG
Arquivo, Benefícios, Sociocultural
24 de março de 2020

? Em tempo de coronavírus (COVID-19), todo cuidado é pouco. E por isso, a APCEF/MG informa aos associados aposentados e da ativa com mais de 60 anos, que começou nessa segunda, 23 de março, a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe influenza. Nessa primeira etapa, serão vacinados idosos e profissionais da saúde.

O objetivo da prefeitura de Belo Horizonte é vacinar cerca de 90% do público alvo, e esse ano tem novidades. É que além dos tradicionais postos de atendimentos, várias farmácias foram cadastradas e disponibilizará as doses gratuitamente. A medida foi tomada para que os idosos possam se deslocar o mínimo possível nesse período de quarentena. E já neste sábado, dia 28 de março os posto de saúde vão realizar um mutirão de vacinação exclusivamente para os idosos.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Veja agora algumas dicas de como tomar a vacina da gripe com segurança (Fonte: Ministério da Saúde):

➡️ Idealmente, mantenha distância de dois metros entre as pessoas da fila;
➡️ Não cumprimente ninguém, inclusive os profissionais, com apertos de mão, beijos ou abraços;
➡️ Evite ficar conversando com os outros na fila;
➡️ Não toque nas paredes ou em outras superfícies;
➡️ Reforce a etiqueta da higiene e não encoste as mãos no rosto;
➡️ Busque sua vacina em horários alternativos,

⚠️Segundo o governo, é fundamental a adesão da campanha pela população, afim de diminuir  a procura  de atendimento nos hospitais pelo maior número de pessoas contaminadas por gripes comuns no período de maior contaminação pelo coronavírus no Brasil.

E se você está doente, mas não sabe quando deve procurar o médico, separamos os principais sinais e sintomas  indicativas de tratamento para o coronavírus:

➡️ Febre.? Temperatura corporal entre 37,8° e 39,0°. Para pessoas com temperatura acima de 39,1° persistente, deve se procurar um serviço de saúde imediatamente, independentemente se houve relatos em dias anteriores ou não.
➡️ Dor de garganta, coriza e congestão nasal. Sintomas os quais também são muito característicos de uma gripe comum.
➡️ Cansaço e dificuldade de respirar. Esse é o principal sintoma de coronavírus, mas que isoladamente, não caracteriza a doença.

⚠️ A princípio, todos esses sintomas serão considerados casos de (COVID-19), caso se a pessoa tiver relato de viagem recente aos países vítimas da pandemia, como China e Itália por exemplo. Ou manteve algum contato com pessoas que viajaram. Recentemente, também foi adicionado a lista de casos suspeitos, pessoas que por si só apresentem todos esses sintomas associados, após a confirmação de contaminação comunitária em BH (aquela onde não se sabe qual é o paciente origem).

Todas essas medidas seguem as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretária Municipal de Saúde. Elas podem ser alteradas conforme a o avanço da doença.

Atendimento da APCEF/MG no período de fechamento do clube (surto de coronavírus):

? WhatsApp: 9h às 18h – (31) 3439-5000

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]