Hábito da leitura traz benefícios incríveis para a saúde, apontam pesquisas

Por APCEF/MG
Benefícios, Sociocultural
15 de janeiro de 2020

O livro é um objeto bem antigo, e os relatos são de que as primeiras formas escritas surgiram muito antes de Cristo e foram evoluindo ao longo do tempo. Hoje é ferramenta de estudos, pesquisas e tutoriais nas grandes empresas e escolas.

Além da importância para o aprendizado, o livro oferece grande poder benéfico à saúde, tanto para o corpo, quanto para a mente. Quando embarcamos em uma história literária, estamos estimulando vários sentidos e mantendo o cérebro em funcionamento constante.

Estudos realizados pela Universidade Sussex, no Reino Unido, apontam que a leitura de maneira regular ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Outro grande benefício de uma boa leitura é a empatia que o leitor adquire ao se solidarizar e compreender os personagens. Também há uma melhora no vocabulário e na percepção de palavras, tornando-o assim mais firme ao debater algo e, ao mesmo tempo, capaz de rever seus conceitos.

Dizem que o jogo quebra-cabeça é ótimo para memória, e com a leitura não é diferente. Quando uma pessoa lê um livro, ela estimula uma área do cérebro que também é responsável pela memória, portanto, “quanto mais estimular e exercitar essa região, menos risco de contrair demência ou Alzheimer essa pessoa terá”, afirma o Dr. André Matta, médico e professor em neurologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sócio, aproveite o seu benefício exclusivo

Com todos esses motivos, o sócio da APCEF/MG tem uma boa oportunidade para acessar a  Biblioteca Online da Associação. Você sabia que pode solicitar o empréstimo de qualquer livro do nosso acervo e receber na sua agência de lotação? É muito rápido e fácil! São mais de 10 mil obras esperando para serem apreciadas por nossos associados.

Se você se interessou por esse serviço e quer começar 2020 com a leitura em dia, clique aqui para saber mais detalhes sobre o sistema online, ou visite nosso espaço físico, que fica localizado no Centro de Belo Horizonte,na Rua Tupinambás, 460 – 1° andar.

Boa leitura!

 

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]