Rede do Conhecimento oferece curso de Emergência e Primeiros Socorros

Por APCEF/MG
Arquivo, Benefícios
30 de setembro de 2019

A partir de segunda-feira (30/09), a plataforma de educação da Fenae e das Apcefs oferecerá gratuitamente para os empregados Caixa associados das Apcefs o curso completo de Emergência e Primeiros Socorros. O novo curso da Rede do Conhecimento procura, além de prevenir, ensinar o que se deve fazer quando a vida do acidentado está em risco.

O objetivo é auxiliar o aluno a saber agir em uma situação de emergência e não agravar a situação da pessoa acidentada. Por meio das 15 aulas, ministradas por Paulo Guimarães, que é médico e anestesiologista, são divulgados conhecimentos que podem implicar decisivamente no sucesso ou não do salvamento, entre a vida ou a morte do acidentado, como explica o professor que é envolvido com medicina de emergência há quase 30 anos.

Os alunos serão alertados que, em muitos casos, o primeiro socorrista é quem vai determinar o sucesso do salvamento: “se a pessoa não tem treinamento, há 95% de chance de executar procedimentos incorretos. Da mesma maneira, quem fez uma palestra ou um curso de primeiros socorros pode fazer tudo certo”, esclarece Paulo Guimarães.

O médico e professor retoma nas aulas o que foi exemplificado historicamente em relação aos primeiros socorros: “O destino do traumatizado está nas mãos daquele que faz o primeiro curativo”, ao referir-se à frase do famoso cirurgião do Exército americano, Nicholas Senn.

Paulo Guimarães já deu treinamento para mais de 60 mil pessoas. Ele atuou em uma organização não-governamental chamada Grupo de Resgate e Emergência, que funcionou no Rio de Janeiro, destinada ao estudo e a prática de resgate e salvamento. Ao longo da carreira, o médico preparou pessoas em empresas, instituições públicas, multinacionais entre outras a atuarem em muitas situações de risco de morte.

“Este curso faz uma grande diferença. A preocupação da Fenae e das Apcefs é sempre oferecer o melhor conteúdo para nos ajudar a viver melhor, seja favorecendo a pessoa a cuidar de si mesma, seja contribuindo nos cuidados com o outro, como se pode alcançar a partir deste curso de primeiros socorros”, explica Cardoso, diretor de Administração e Finanças da Fenae.

O curso completo apresenta as situações dos primeiros socorros, atendimento e procedimento, acidentes, SOS, emergência, agilidade, rapidez etc. Os não-associados da Rede do Conhecimento, porém, só terão acesso à primeira aula do curso. Para ter acesso ao curso completo, acesse a área de associação aqui: https://associacao.fenae.org.br/

Fonte: https://www.fenae.org.br

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]