Entidades cobram da Caixa explicações sobre trabalho nos finais de semana

Por APCEF/MG
Arquivo
26 de julho de 2019

A direção da Caixa Econômica Federal comunicou aos seus empregados que vai abrir agências nos finais de semana nos próximos seis meses, para operacionalizar os saques do FGTS. A medida, adotada unilateralmente, foi anunciada por meio de videoconferências aos gestores das unidades nesta quinta-feira (25). Além disso, o banco decidiu cancelar o Plano de Demissão Voluntária (PDV) que estava em andamento, sem explicar como ficará a situação das pessoas que aderiram.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramos Financeiro (Contraf-CUT), com assessoria da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), vai cobrar explicações da direção da Caixa e estuda medidas que podem ser tomadas para assegurar os direitos da categoria. Para a Contraf, a Caixa voltou a promover ataque aos direitos dos trabalhadores do banco.

“É um absurdo a forma como foi feito o anúncio, gerando apreensão e dúvidas nos empregados, sem dar qualquer detalhe de como essa operação vai funcionar. Sabemos apenas que acontecerá por 6 meses, tempo muito superior aos 2 meses da operação para os saques de contas inativas do FGTS em 2017. Cobramos do banco esclarecimentos com urgência. A Caixa vai desrespeitar a lei e Acordo Coletivo de Trabalho?”, enfatiza o coordenador da CEE/Caixa e diretor da Fenae, Dionísio Reis.

Ele cita que a operação para os saques do FGTS será muito maior do que a de 2017, quando as agências ficaram superlotadas. “O próprio Pedro Guimarães admite a grandiosidade dessa operação, que pode chegar a 160 milhões de pessoas e 270 milhões de contas. Nas palavras dele, a operação é “algo que praticamente nunca foi feito”.
Além de condições de trabalho adequadas, uma das grandes preocupações é a segurança. “Uma unidade superlotada não é segura nem para empregados e nem para clientes”, lembra Dionísio. O coordenador da CEE vê essa operação, diante do processo de desmonte que é imposto na Caixa pelo governo federal, como uma grande armadilha contra o banco público.

PDV

Outra questão é o cancelamento do PDV. Além de ser considerado um desrespeito aos trabalhadores que já aderiram ao programa, a medida demonstra como a Caixa necessita de mais funcionários. Nos últimos três anos, a Caixa perdeu quase 17 mil postos de trabalho. “Defendemos é a contratação de mais trabalhadores para melhorar as condições de trabalho na Caixa e que os direitos sejam respeitados”, ressalta o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Fonte: https://www.fenae.org.br

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]