Bancários da Caixa realizam Encontro Estadual no dia 8 de junho

Por APCEF/MG
Arquivo
27 de maio de 2019

Trabalhadoras e trabalhadores da Caixa e do Banco do Brasil em Minas Gerais realizam, no dia 8 de junho, sábado, seus encontros estaduais. Os eventos ocorrerão na sede do Sindicato dos Bancários de BH e Região, na rua dos Tamoios, 611, no Centro de Belo Horizonte, das 9h às 18h. Durante os eventos, serão debatidos temas importantes da atual conjuntura econômica e política, a defesa dos bancos públicos e de seu papel social, a organização dos trabalhadores, entre outros.

Os participantes também irão elaborar resoluções para ser levadas ao 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) e ao 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, assim como eleger delegadas e delegados que representarão Minas Gerais nestes eventos, observando a paridade de gênero. Todos os bancários da Caixa e do Banco do Brasil em Minas Gerais podem
participar.

Inscrições – Empregados Caixa

–> Empregados da base de sindicatos cutistas que queiram participar devem entrar em contato com o Sindicato pelo telefone (31) 3279-7823, ou pelo e-mailsecgeral@bancariosbh.org.br. As inscrições devem ser feitas até as 17h do dia 3 de junho.

–> Já os bancários da base de sindicatos não cutistas devem realizar a inscrição na APCEF/MG, por meio do e-mail seger@apcefmg.com.br, ou pelo telefone (31) 3439-5000.


Sobre o 35º Conecef 

O 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef) será
realizado nos dias 1º e 2 de agosto em São Paulo. Na pauta, estão a defesa da Caixa 100% pública e do seu papel social, os direitos dos empregados e estratégias de luta da categoria. Delegadas e delegados de todo o país irão discutir as ameaças sofridas pela CAIXA no atual governo e o risco de fatiamento e privatização do banco. Durante o evento, os debates serão feitos em quatro eixos temáticos:

1) Saúde Caixa, saúde e condições de trabalho.
2) Funcef, previdência e desmonte dos direitos.
3) Conselho de Administração, reestruturação e futuro do banco.
4) Defesa da Caixa 100% pública, defesa dos bancos públicos e papel social dos bancos.

Nos seus 158 anos, a Caixa participa da vida dos brasileiros atuando como principal agente das políticas públicas, levando desenvolvimento a todas as regiões do país. Agora, o atual governo ameaça o papel do banco com ações como o leilão da Lotex, a venda da participação no IRB Brasil, a promessa de venda da área de cartões e a preparação da venda da participação na Petrobras.

Além disso, importantes políticas públicas estão em risco com o desmonte da Caixa.
Responsável pela administração do FGTS, pelo pagamento do Bolsa Família e por grande parte do crédito habitacional do país, o banco fomenta o desenvolvimento e é instrumento
essencial na luta contra a desigualdade.

Os trabalhadores da Caixa sofrem, ainda, com um cenário de redução no número de empregados. Em 2014, eram 101 mil empregados. Já hoje, são 84 mil. O cenário deve piorar com a abertura de mais um programa de demissão voluntária pelo banco, que deve reduzir até 3,5 mil dos 28 mil empregados que trabalham na matriz e em escritórios regionais da Caixa.

Fonte: Jornal dos Bancários – Sindicato dos Bancários de BH e Região – Edição 582

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]