Aposentadoria: 4 esportes fundamentais para manter corpo e mente saudáveis

Por APCEF/MG
Institucional
26 de janeiro de 2018

Cada vez mais estudos afirmam que a atividade física regular é um dos segredos para manter-se saudável. O exercício físico faz bem para o corpo e para a mente. Ele resgata a autoestima, o prazer e a motivação. Mas, após a aposentadoria, o esporte passa a ser ainda mais importante. Isso porque, através da prática de uma atividade física, as pessoas têm a possibilidade de melhorar a sua coordenação motora e reflexos, relaxar, estar em contato com outras pessoas, de recuperar a confiança em si mesmo e fortalecer o seu corpo, protegendo-se de possíveis acidentes aos quais pode ficar mais vulnerável com a idade, como uma queda. Confira 4 atividades físicas muito recomendadas neste período:

1 – Natação:

A natação possui inúmeros benefícios, como já dissemos aqui: É uma atividade física que não provoca impacto nos músculos e articulações; trabalha a maioria dos músculos do corpo; melhora o sistema cardiovascular, a respiração, a circulação e o coração. Além disso, é uma atividade relaxante e que promove sociabilidade, trazendo assim, inúmeros benefícios também para a mente.

2 – Caminhada, corrida, atletismo:

A caminhada é uma atividade moderada, ótima para quem está começando. Ajuda a combater problemas cardiovasculares e melhora a respiração. Além disso, ainda fortalece os músculos e desenvolve o equilíbrio e coordenação motora. Uma caminhada de, no mínimo, 30 minutos por dia, já combate problemas cardiovasculares, melhora a respiração e fortalece os músculos. Há diversos grupos de caminhada e, quando ela é feita em grupo, contribui também para a sociabilidade.

3 – Dança de salão:

A dança mexe com muitos músculos do nosso corpo, nos faz ser mais ágeis, precisos e ganhar novas habilidades. Outro ponto positivo da dança é a parte social, já que necessariamente estará em contato com outras pessoas. Vale tudo: tango, dança de salão, flamenga, do ventre, moderna, clássica, e olha que tem muita gente voltando ao ballet!

4 –  Yoga, Pilates, Tai Chi Chuan:

Auxiliam na postura e na conscientização corporal. Aumentam o condicionamento físico, a força e o equilíbrio, ajudando assim na prevenção de quedas.  Promovem uma progressão na prática, ou seja, iniciam com exercícios simples e vão progredindo até os mais complexos, sempre desafiando os limites das pessoas. Isso promove um progresso significativo das capacidades físicas, além de ser muito recompensador quando um desafio é superado.


Pesquisas apresentadas no Congressos de Cardiologia e de Geriatria afirmam que uma pessoa de 60 anos, fisicamente ativas, têm capacidade física próxima de uma pessoa com 20 anos ou até menos. Além disso, as doenças degenerativas que se manifestam terão um curso menos grave e com maior chance de recuperação do que numa pessoa sedentária.

Várias outras atividades físicas são recomendadas, por isso o mais importante é procurar orientação médica antes de iniciar. Exames complementares são fundamentais, junto a uma avaliação médica, para que o profissional de educação física elabore um planejamento de exercícios de forma segura e prazerosa.

Fazer atividades desportivas após a aposentadoria não é apenas uma questão de saúde física. É também uma questão de saúde mental, um momento de socialização, de fazer novos amigos, de se sentir bem.

Comece a praticar esportes agora mesmo! Entre em uma de nossas Equipes Permanentes!


Fontes:
Globo Esporte

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]