4 benefícios da Natação para sua saúde, mente e corpo

Por APCEF/MG
Institucional
10 de janeiro de 2018

Muitos profissionais consideram a natação um dos esportes mais completos que existem. Isso porque ela trabalha diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, melhora a respiração e o sistema cardiovascular e, também é um esporte que não causa impactos nas articulações. Por isso a modalidade passou a ser vista não só como diversão e entretenimento, mas também como uma atividade física que traz inúmeros benefícios.

Listamos quatro desses benefícios para você:

  1. Fortalece o coração e o sistema cardiovascular

A natação é um esporte que trabalha bastante o sistema respiratório. Isso melhora a circulação sanguínea, facilitando o transporte de oxigênio e outros nutrientes para todo corpo. Com essa melhora na circulação, fica mais difícil a aparição de problemas cardíacos, pois a atividade fortalece o coração e aumente sua capacidade de bombear sangue para o corpo. Como consequência, há uma melhora do condicionamento físico geral.

  1. Baixo Impacto

Diferente de outros esportes, a prática de natação quase não oferece impacto aos músculos e articulações, contribuindo para sua preservação e reduzindo significativamente as dores comuns aos exercícios físicos. Para quem possui alguma lesão, a natação é uma ótima aliada na hora da recuperação. O constante movimento dos braços e pernas e o alongamento constante de diversos músculos, aliados ao baixo impacto, ajudam a manter as articulações ativas, melhoram a flexibilidade e elasticidade do corpo e previnem lesões, contusões e até doenças ósseas, como a artrite.

3. Desenvolve a musculatura corporal

Cada braçada e pernada que você dá na piscina é um pequeno incentivo para que o seu corpo se torne mais eficiente para se locomover na água, que é 12 vezes mais densa que o ar. Essa densidade faz com que você desenvolva mais rapidamente a musculatura corporal promove um aumento de força física, principalmente se você se desafia nas suas aulas.

  1. Queima de gordura

Perder excesso de gordura é bom não só por questões estéticas, mas também por motivos de saúde. Muitas pessoas pensam que por ser a água é normalmente mais fria que a temperatura de nossos corpos, é difícil perder peso com treinos dentro da piscina, mas essa ideia está muito errada: atualmente, a natação é reconhecida como um dos maiores queimadores de calorias. O gasto calórico da natação é bem mais alto que o de muitos exercícios, como caminhada, mas tudo depende da intensidade do seu treino. A natação também controla o colesterol e reduz o risco de diabetes.

Além destes benefícios, é sempre importante lembrar que a prática de todo e qualquer exercício físico nos traz uma sensação enorme de prazer e bem-estar. Isso afeta diretamente nossas relações interpessoais, nosso bem-estar pessoal, nossa autoestima, autoconfiança, bem como nossa relação com muitos setores da nossa vida.

Na APCEF/MG o associado pode treinar Natação sem custos! Entrando em nossa Equipe Permanente da modalidade você participa de treinos supervisionados por um profissional e ainda pode participar de competições estaduais e nacionais representando a Associação. Clique aqui para saber mais.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]