Fenae lança Relatório do Contencioso

Por APCEF/MG
Arquivo
31 de julho de 2017

banner_relatoriocontencioso

Nesta última quinta-feira, a Fenae lançou o Relatório do Contencioso, publicação que apresenta os principais números e demais aspectos daquele que é o maior fator de deficit da Funcef. A primeira edição da publicação, concluída enquanto a Fundação não publica o balanço de 2016, será disponibilizada exclusivamente em meio digital. O material também é assinado pela Contraf-CUT e as Apcefs.

O relatório apresenta um panorama do passivo trabalhista da Caixa e do impacto causado nos planos de benefícios, além de um registro do histórico de debates sobre o tema. A publicação é destinada aos empregados do banco, líderes associativos e sindicais, dirigentes da Funcef, da Caixa e de órgãos de fiscalização, além da imprensa e demais formadores de opinião.

“Tudo o que temos denunciado há anos foi atualizado e reunido nessas páginas”, explica a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus. Ela comenta que os números compilados se referem, em parte a 2015 e, também, ao balancete de novembro de 2016, últimos dados oficiais disponíveis.

A diretora, que entregará o relatório à direção da Funcef nos próximos dias, faz um alerta aos participantes. “Já passamos da metade do ano e a Funcef não publicou o balanço anual de 2016. Vamos ver o quanto os números vão crescer. Esperamos que não haja nenhum tipo de pedaladas pelo caminho”, diz.

Maior fator de deficit

O contencioso já representa um prejuízo de R$ 2,4 bilhões, a ser pago pelos participantes por meio das contribuições extraordinárias do equacionamento. O maior impacto do contencioso se dá no REG/Replan. O passivo gerado pela Caixa representa 25% do deficit a equacionar referente a 2015 na modalidade Saldada. No Não Saldado, 42% da conta dividida com os participantes derivam do contencioso.

Após muitas tentativas de negociação e inúmeras cobranças dirigidas à Caixa e à Funcef, a Federação decidiu mobilizar toda a categoria por meio da campanha Contencioso: essa dívida é da Caixa, iniciativa em defesa dos participantes, lançada no dia 5 de junho.

Leia o Relatório do Contencioso.

Fonte: Fenae
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]