Presidente da Fenae e novos diretores destacam luta pela Caixa e seus empregados

Por APCEF/MG
Arquivo
5 de maio de 2017

4-img_8443Dar continuidade à luta em defesa da Caixa 100% pública e dos direitos dos empregados do banco será o principal desafio da nova Diretoria da Fenae. A afirmação foi feita pelo presidente Jair Pedro Ferreira, reeleito para o triênio 2017/2020, durante a reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que teve início na quinta-feira, 4 de maio. Além de lutar contra as tentativas de desmonte da empresa, o movimento associativo da categoria manterá sua atuação voltada também para os projetos culturais, de esporte e lazer.

“Será uma tarefa que exigirá uma atuação firme de todos nós e muita perseverança. Mas, com unidade e a força de nossa mobilização, vamos superar esse momento como aconteceu em outros períodos em que a Caixa foi atacada e quando trabalhadores foram demitidos, como aconteceu em 1990”, ressaltou. Jair Ferreira agradeceu o apoio dos diretores que encerraram seus mandatos, que foram homenageados com uma placa lembrando a contribuição que deram para o fortalecimento das Apcefs e da Federação.

A defesa da Caixa 100% pública marcou o tom das falas dos diretores da Fenae e dos representantes das 27 Apcefs que compõem o CDN. “Já tentaram privatizar a empresa. Só passamos por tudo isso, porque temos a Fenae e as Apcefs, que sempre estiveram presentes na luta em defesa da Caixa e do patrimônio público. Com essa unidade que estamos construindo, tenho certeza que vamos superar mais esse desafio”, avaliou o vice-presidente da Federação, Sergio Takemoto.

A Diretoria da Fenae, eleita em março para o triênio 2017/2020, tem uma nova composição, conforme atualização estatutária aprovada pelo CDN em abril do ano passado. Foram criadas as pastas de Juventude, Relações de Trabalho e Saúde e Previdência, além de cinco diretorias regionais. Outra novidade é maior participação das mulheres. São seis na Diretoria Executiva e três no Conselho Fiscal. Com a alteração do estatuto, foi estabelecida a cota de 30% gênero na composição das chapas para participar das eleições da Fenae.

Em seu primeiro mandato como diretora da Fenae, Rita Lima ocupa a pasta recém-criada de Relações do Trabalho. Para ela, esta é uma área na qual a Fenae já atua com apoio à Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e às entidades sindicais. A instituição da pasta, em sua opinião, vai fortalecer esse trabalho. “Não é de hoje que a Fenae está presente na luta em defesa dos empregados da Caixa. A Federação e as Apcefs foram protagonistas na conquista de direitos como a jornada de seis horas, por exemplo”, disse a diretora.

A composição da nova diretoria é a seguinte: Presidente – Jair Pedro Ferreira; Vice-presidente – Sérgio Hiroshi Takemoto; Diretor de Administração e Finanças – Clotário Cardoso; Diretor de Esportes – Carlos Alberto Oliveira Lima; Diretor Sociocultural – Moacir Carneiro da Costa; Diretor de Comunicação e Imprensa – Marcos Aurélio Saraiva Holanda; Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas – Marlene Rodrigues Dias; Diretora de Juventude – Rachel de Araujo Weber; Diretora de Relações do Trabalho – Rita de Cássia Santos Lima; Diretora de Saúde e Previdência – Fabiana Cristina Meneguele Matheus; Diretor da Região Norte – Jerry Fiusa dos Santos; Diretora da Região Nordeste – Giselle Maria Araujo Lima; Diretora da Região Centro-Oeste – José Herculano do Nascimento Neto; Diretor da Região Sudeste – Dionísio Reis Siqueira; e Diretora da Região Sul – Célia Margit Zingler.

No pleito, ocorrido nos dias 15 e 16 de março, foram eleitos também os novos membros do Conselho Fiscal da entidade. São eles: 1ª Conselheira – Francisca de Assis Araújo Silva; 2ª Conselheira – Maria Rita Serrano; 3º Conselheiro – José Megume Tanaka; 1º Suplente – Paulo César Barros Cotrim; 2º Suplente – Laercio Silva e 3º Suplente – Anabele Cristina Silva.

Mesa do CDN

Na primeira reunião do ano, o Conselho Deliberativo Nacional da Fenae elegeu sua nova mesa diretora para o triênio 2017/2020. Foram eleitos: Paulo Moretti (Apcef/PE), presidente; Nanci Pereira dos Santos (Apcef/MS), vice-presidente; e Paulo Roberto Damasceno, secretário. “O CDN é um importante fórum de deliberação do movimento associativo dos empregados da Caixa. Dele, saem as diretrizes que vão nortear a atuação das Apcefs”, destacou Moretti.

Fonte: Fenae

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]