Talentos Fenae/Apcef 2017: inscreva sua obra!

Por APCEF/MG
Arquivo, Sociocultural
10 de abril de 2017

Atenção! Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Talentos Fenae/Apcef. O prazo para cadastrar as obras no site www.fenae.org.br/talentos vai até o dia 2 de junho. A exemplo de 2016, serão quatro categorias e oito modalidades: Foto e Filme (fotografia e vídeo), Artes Visuais (Desenho/Pintura e Desenho Infantil), Literatura (Contos/Crônicas e Poesia) e Música (Composição e Interpretação).

“Este ano o Talentos tem tudo para se consolidar como um dos principais eventos no nosso calendário. Lembrando que podem participar todos os empregados da Caixa Econômica Federal, entre ativos, aposentados e pensionistas, que tenham cadastro no Mundo Caixa. No entanto, apenas os associados às Apcefs vão disputar as etapas estaduais e nacional e concorrer aos prêmios”, explica o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro.

Especificações dos trabalhos

Consultando o regulamento, os interessados poderão se informar sobre os requisitos para envio das obras. No caso das fotografias, por exemplo, elas devem ter até 5MB e estar no formato JPG, enquanto os vídeos em MP4 devem ter tamanho máximo de 1,5 GB. Já os trabalhos de composição musical devem ser encaminhados no formato MP3 com até 15 MB, e também precisam conter letra e partitura melódica.

Etapas estadual e nacional

A principal mudança do Talentos Fenae/Apcef em relação a edição do ano passado ocorreu no modelo, que agora terá seletivas estaduais e uma grande final nacional. “As Apcefs poderão ter representantes na grande final em todas as modalidades, o que garante o aumento do número de participantes, como ocorria no Música Fenae. Estamos ampliando o tradicional festival musical, que agora engloba outras manifestações artísticas”, diz Moacir Carneiro.

De 5 de junho a 31 de julho, os concorrentes passarão pelo júri popular. De 3 de agosto a 1º de outubro ocorrerá a avaliação do júri técnico, com inclusão da apresentação das obras da categoria Música. O resultado da etapa estadual será conhecido no dia 2 de outubro. Os primeiros colocados de todas as modalidades partirão para a disputa da etapa nacional.

Na etapa nacional, a votação popular no www.fenae.org.br/talentos ocorrerá de 4 de outubro a 1º de dezembro. Nesse mesmo período, os trabalhos de Foto e Filme, Artes Visuais e Literatura também serão avaliados pelo júri técnico. Já os finalistas de composição e interpretação musical vão se apresentar no evento da grande final do festival, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de dezembro. O local da final ainda será definido.

Júri popular com média do somatório

O modelo de votação popular sofreu alteração importante. Tanto na etapa estadual quanto na nacional, o público dará notas de 5 a 10 no site do Talentos. Os pesos, porém, serão diferentes conforme o votante: empregado Caixa associado à Apcef (5), empregado Caixa não associado (2) e usuário externo (1). A nota final do júri popular será a média, a soma das notas dividida pelo número de votantes. Esse valor será somado às notas dos jurados técnicos para o cálculo da nota final da obra.

“O júri popular continuará sendo importante, e não vai distorcer o resultado final. As diversas simulações que fizemos nos deu certeza para definir o atual formato”, explica o diretor de Cultura da Fenae. Moacir acrescenta: “na busca pelos votos, a cada bloco de mil avaliações populares o trabalho ganhará mais uma nota para a média geral. Ou seja, se o participante obtiver entre 1.001 e 2 mil votos, a média das notas contará duas vezes. Isso vai incentivar a busca por votos nas redes sociais, mas, repito, sem distorcer as notas”.

Cronograma:

03/04 a 02/06: Inscrição das obras
05/06 a 31/07: Votação popular estadual
03/08 a 01/10: Seletivas estaduais e votação do júri técnico
02/10: Divulgação dos vencedores regionais
04/10 a 01/12: Votação popular e júri técnico nacional
06/12 a 09/12: Evento da final nacional

Confira todas as informações em www.fenae.org.br/talentos.

Fonte: Fenae
Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Deixe um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Cadastre-se para receber todas as notícias da APCEF/MG:
[dinamize-form id="23702"]